Vantagens

A aplicação aérea reduz o tempo de aplicação, mesmo em condições adversas de solos irrigados ou encharcados. Com a aplicação aérea, se consegue mais uniformidade de deposição ,e evita o amassamento das culturas e a compactação do solo. Outro benefício associado a esta prática é o menor desperdício de produtos agroquímicos.

Todas as aeronaves utilizam álcool hidratado como combustível, causando menor impacto ao meio ambiente.

Rapidez: É a característica mais evidente da aplicação aérea, e a maior responsável pela eficácia no tratamento de doenças e combate a pragas, pois permite tratar grandes áreas no momento adequado, ou seja, uma vez detectada a doença em uma parte da lavoura, TODA a lavoura pode ser tratada em um curto espaço de tempo, evitando a disseminação das pragas e doenças.

Uniformidade: Como o avião aplica em velocidade praticamente constante, e não sofre influência das condições do terreno (umidade, irregularidades) , a uniformidade de distribuição é excelente. Melhor resultado é ainda obtido se o avião estiver equipado com sistema DGPS para orientação e um sistema de controle de vazão a ele acoplado.

Operação em qualquer condição de solo: O avião não sofre a influência de condições adversas, principalmente o encharcamento do solo devido às chuvas ou irrigação. Tão logo cesse a chuva, os aviões já podem iniciar a operação de tratamento, não necessitando aguardar que o solo seque.

Ausência de danos à cultura: O tratamento aéreo não causa perdas por danos diretos à cultura ("amassamento") ou indiretos, como a compactação do solo. Alguns dados indicam que a redução de colheita devida a danos ocasionados pelo uso de equipamentos terrestres pode chegar a 4 %, ou seja mais de 2,5  sacas de soja por hectare.

Não disseminação da doença: Pelo fato de não entrar em contato com a cultura, o avião não contribui para a disseminação de doenças, já que não tem como transportá-las de uma parte afetada para outra ainda não atingida, o que é comum nas aplicações terrestres, sendo o transporte dos esporos a única forma de transmissão da doença. Assim, um pulverizador pode estar contribuindo para o alastramento das doenças de uma área infectada para o restante da lavoura.

Maior concentração de produto: Por utilizar volumes de aplicação muito mais baixos que as aplicações convencionais, resulta que as gotas, na aplicação aérea, contém uma grande concentração de princípio ativo, o que as torna mais eficazes, e reduz a possibilidade de degradação do produto em função de impurezas contidas na água, em especial sais, argila e matéria orgânica.

Outras características vantajosas: A utilização de pessoal especializado: Piloto Agrícola, técnico executor em aviação agrícola, Engenheiro Agrônomo como Responsável Técnico e, ainda, uma completa regulamentação e fiscalização da atividade fazem da Aviação Agrícola uma ferramenta segura e eficaz para a aplicação de defensivos agrícolas, inclusive fungicidas para o controle de doenças da soja.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
© Aero Cambará - por Monge Design